Educação profissional para todos: indígenas concluem curso de assistente administrativo - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Educação profissional para todos: indígenas concluem curso de assistente administrativo

25/07/2023 - 11h18
formatura indigena rondolandia
As duas turmas foram executadas na aldeia Zap  Xurei,
da etnia Zoró  localizada em Rondolândia

Indígenas da etnia Zoró, residentes na aldeia Zap Xurei localizada na região Pacarana do município de Rondolândia (1.065 km de Cuiabá), concluíram o curso de assistente administrativo e foram diplomados na última semana. A formação profissional foi executada na aldeia e faz parte do programa ‘Ser Família Capacita’, firmado entre o Governo do Estado e o Senai Mato Grosso.

Os 38 estudantes receberam os certificados pela equipe do Senai de Aripuanã e agora estão prontos para atuarem no mercado de trabalho. Como parte do processo de instrução, foram realizadas visitas técnicas na cooperativa de castanhas e dinâmicas de grupos, além de apresentações de trabalhos.

formatura indigena rondolandia
Aluna concluinte Katiele Panderepuxut Zoró

Para a aluna Katiele Panderepuxut Zoró foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Foi muito privilégio para mim aprender com esse curso, porque nunca fizemos uma formação profissional na nossa própria aldeia e essa é a primeira vez que tivemos, por isso, será um aprendizado que sempre guardarei. Gostaria muito que outros cursos pudessem ser realizados na nossa aldeia, para nós mulheres e homens indígenas Zoró é importante aprender novas experiências”, pontua.

Na avaliação da instrutora do Senai MT responsável pelas turmas, Ligia Neiva, o conhecimento adquirido pelos alunos poderá trazer possibilidades de trabalho, principalmente com as iniciativas que já existem dentro da comunidade como a cooperativa e a fábrica de castanhas.

formatura indigena rondolandia

 “A formação profissional dá oportunidade para que as pessoas possam aprender uma profissão e consigam um emprego. Na cidade, esse curso é muito concorrido porque os trabalhadores precisam de qualificação para entrarem no mercado de trabalho. Da mesma forma é nas aldeias, onde os indígenas precisam de formação profissional para atuarem nas iniciativas”, reforça.

As aulas foram ministradas na própria aldeia, fortalecendo os vínculos com os moradores por manter os membros mais próximos das suas raízes e tradições culturais, “garantindo a segurança de seus filhos”, como expressou uma das mães de um aluno. Além de evitar o deslocamento dos estudantes para cidades distantes, o que poderia ser um empecilho para realizar a formação.

“Uma das experiências mais emocionantes foi ver o impacto que esse curso teve na vida dos jovens, mulheres e pais de família. Conforme eles se familiarizavam com as práticas administrativas, tornavam-se mais confiantes e capacitados para buscar melhores oportunidades de emprego e empreender seus próprios negócios. Ver o brilho nos olhos dos participantes ao receberem seus certificados de conclusão foi uma recompensa inestimável”, pontua a gerente do Senai de Aripuanã, Leandra Santos.

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, reforça que o programa de capacitação com o Governo é fundamental para que as pessoas alcancem o protagonismo e conquistem postos de trabalho dignos. “O estado em constante crescimento precisa que a força de trabalho acompanhe essa evolução. Por isso, ofertar capacitação de qualidade para pessoas que não podem pagar faz com que a sociedade prospere como um todo”, finaliza.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940