Indústrias participam de oficina e levantam desafios para chamada de inovação aberta - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Indústrias participam de oficina e levantam desafios para chamada de inovação aberta

20/04/2023 - 17h08
workshop instituto

O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), recebeu representantes de 10 agroindústrias, em Cuiabá, para um ciclo de workshops voltados ao levantamento de desafios de inovação, entre os dias 17 à 19 de abril. O objetivo foi conhecer as oportunidades, demandas e desafios que irão nortear a Primeira Chamada de Inovação Aberta, com lançamento previsto para maio de 2023.

Este foi o momento de mapear as necessidades do setor, visando conexões  com startups nacionais, que irão propor soluções para os desafios levantados.

“A realização do workshop foi fundamental para conhecer as dores e desafios do setor para ajudar na construção da Primeira Chamada de Inovação Aberta. Nessa Chamada além da conexão entre empresas e startups, vamos ter a oportunidade de realizar POC’s (Prova de conceito) das soluções apresentadas”, reforça a gerente do IST, Tuka Martins.

Nesta primeira fase, 10 agroindústrias passaram pelo Instituto Senai de Tecnologia para fazer o mapeamento dos desafios, com atendimentos individuais e totalmente personalizados de acordo com cada empresa.

workshop ist
Indústrias participam de oficina para levantar desafios

Chamada de inovação aberta

O programa de inovação aberta para a agroindústria prevê a conexão de startups com soluções para os desafios das indústrias e empresas do setor do agronegócio.

A iniciativa do programa de inovação aberta faz parte da estratégia de reposicionamento do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso e seu o Hub para a agroindústria. A instituição prevê uma expansão nos serviços ofertados atualmente para contribuir com o avanço tecnológico do setor agroindustrial em Mato Grosso (MT).

A chamada aberta é válida para todo o país com o objetivo de promover a aceleração de negócios por meio de acesso a inovação no setor do agronegócio. A iniciativa é considerada a mais completa de Mato Grosso por estar fundamentada em três pilares como a capacitação e mapeamento de desafios, missão técnica pela rede dos Institutos em todo o país, além do acompanhamento do processo até a implementação da solução.

“A gente já sabe o quanto essas agroindústrias estão se desenvolvendo, o quanto são importantes para a economia mundial. Então a gente como protagonista nesse desenvolvimento pode realmente apoiar para que alavanque e tenha eficiência nos seus processos, no desenvolvimento de produtos e tudo com o apoio da inovação”, comenta a gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940