Inclusão: primeira turma de aprendizagem para pessoas com deficiência conclui formação
Uma noite inesquecível: cerimônia de encerramento da primeira turma de aprendizagem para pessoas com deficiência do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso. O evento desta terça-feira (18.04) celebrou a vitória de 23 aprendizes com algum tipo de deficiência que concluíram 900 horas de formação.
A cerimônia contou com uma palestra da jornalista e escritora Flávia Cintra, que emocionou o público com sua história de vida, falando sobre superação, inclusão e direitos da pessoa com deficiência. A jornalista trabalha no programa da TV Globo, o Fantástico, e reforçou para os formandos que é preciso insistir nos sonhos porque eles valem a pena.
“Sonhem grande, pessoal. Dá trabalho, mas é muito bom quando a gente consegue conquistar. Nada sobre nós sem nós. Não deixem que façam mais nada para nós sem a nossa presença. Podemos e devemos estar onde nós quisermos. É preciso que vocês acreditem que são capazes e merecedores de uma vida extraordinariamente comum”, disse Flávia.
Os participantes da primeira turma de aprendizagem foram contratados pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e já atuam nas unidades do Sesi e do Senai em Cuiabá e Várzea Grande. O presidente da Fiemt em exercício, Edgar Borges, ressaltou a grande satisfação da instituição em proporcionar essa realização.
“Estamos todos muito felizes de ver o quanto podemos contribuir de fato com a sociedade. A Federação existe para isso, para melhorar a vida das pessoas e da indústria. Espero que vocês continuem motivados porque é isso que faz com que a gente vá para frente”, disse.
Após a cerimônia de conclusão de curso, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, anunciou que os aprendizes ganharam bolsa de 100% para cursar uma graduação na Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai).
“Estou muito feliz de estar aqui hoje e poder realizar um sonho, que nem é de vocês pessoal. É um sonho enquanto pessoa, eu tenho um privilégio que é poder trabalhar naquilo que além de amar faz bem para o mundo. hoje vocês estão formados, trabalhando, hoje vocês se sentem mais capacitados, se sentem melhores e mais preparados para gerar mais prosperidade para si e seu entorno. Espero ver vocês na formatura da graduação agora”, afirma Braguini.
O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, ressaltou durante sua fala o quanto estava emocionado em poder contribuir com a vida profissional dos aprendizes. Serafim citou o patrocínio que a instituição garantiu ao formando Daniel para participar da corrida São Silvestre, disputa que ele conquistou o 3º lugar na modalidade de pessoas com deficiência.
“É uma satisfação profissional e principalmente pessoal a formatura dessas pessoas. Eu tenho crescido e aprendido demais no Sesi e a minha família também. Meus filhos estão no Sesi Escola e dividem sala com crianças com deficiência e isso enriquece muito. É muito gratificante saber que eu, por meio do Sesi, contribuo com a vida deles como foi com o Daniel que foi para a segunda maior corrida de rua e garantiu o 3º lugar que muito nos honra”, conclui.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pelo Observatório da Industria de Mato Grosso (Fiemt), o Brasil possui 17 milhões de pessoas com deficiência, sendo 186 mil somente em Mato Grosso. Deste total, apenas 20% possuem o ensino médio completo, o que oportuniza pequena parte para o emprego formal. A dificuldade de acesso a direitos básicos como educação, seja por locomoção ou falta de adaptação, reflete no alto índice de desemprego e informalidade. Por isso, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho se faz tão necessária.
“Inclusão não se faz sozinho. Inclusão precisa da Thais na política pública, precisa da Flavia abrindo portas e mentes no Brasil. A gente faz parte de uma equipe muito grande que trabalha para fazer a inclusão acontecer. Eu estou muito feliz de trabalhar há 19 anos no Sistema com o que eu acredito e o que Deus me colocou no mundo para fazer. E ainda temos muito mais a fazer com a próxima turma que está chegando agora”, reforça a coordenadora de Responsabilidade Social do Sesi e Senai, Denise Molina.
De acordo com a Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8.213/91) as empresas que possuem 100 trabalhadores ou mais devem preencher pelo menos 2% dos cargos para pessoas com deficiência, enquanto as que possuem mais de 1000 funcionários, a reserva precisa ser em torno de 5% dos cargos.
“Estar aqui hoje comemorando essa grande vitória, a formatura da primeira turma de aprendizagem exclusiva de pessoas com deficiência do Sesi e Senai e a respectiva contratação definitiva de todos os que manifestaram o desejo de continuar com o vínculo de emprego me faz pensar automaticamente como tudo começou em 2019 com a atuação da fiscalização. E isso só mostra que o nosso trabalho é essencial na garantia dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência”, aponta a madrinha da turma, a auditora fiscal Caroline Mendes.
Apesar da legislação garantir a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a falta de conhecimento das empresas e meios para incluírem essa população, colaboram para que a empregabilidade das pessoas com deficiência continue baixa.
O superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Eduardo Maria, afirmou que é preciso combater o preconceito que as pessoas com deficiência sofrem, além de evidenciar para as empresas o quão benéfico é ter essas pessoas no quadro de colaboradores das empresas.
“Precisamos combater a discriminação que as pessoas com deficiência sofrem na sociedade e nas empresas. A nossa função é fazer com que a lei de cotas seja cumprida, mas o que de fato queremos é ver essa inclusão na prática acontecer”, aponta.
A iniciativa é resultado de uma parceria e do compromisso firmado entre o Senai MT, o Sesi MT e a Inspeção do Trabalho de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Regional do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Clique aqui e confira mais fotos da cerimônia.
Texto: Amanda Simeone