Instrutores participam de oficina sobre sistema de avaliação da educação profissional
.jpeg)
Senai Nacional - Foto: Assessoria
Cerca de 30 instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) participaram nesta semana, entre os dias 27 e 31 de março, de um Workshop para elaboração de itens do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) que analisa os projetos e desenvolvimento de cursos, desempenho dos estudantes e pesquisa de egressos.
A oficina teve o objetivo de elaborar itens para serem aplicados nos estudantes com o direcionamento para elevação do desempenho. Estavam presentes no workshop, os especialistas dos cursos de Eletrotécnica, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Mecânica, Automação Industrial, Manutenção e Suporte em Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Administração e Manutenção Automotiva de todo o estado.
“É minha primeira vez na oficina do SAEP e estou muito satisfeito porque percebo todo o esforço que existe na melhoria capacitação profissional de cada instrutor. Ao mesmo tempo, essa capacitação vai dar resultado para cada um dos alunos. Assim que eu chegar na unidade eu pretendo pegar esse conhecimento, multiplicar para todos porque é uma mudança de chave muito grande que vai melhorar o nosso ensino”, afirma o instrutor de elétrica, Machsuel Raymundo de Alta Floresta.
O SAEP tem como objetivos verificar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos cursos de educação profissional, sondar a viabilidade para a implantação de cursos, o desenvolvimento e a qualidade das ofertas e a eficácia de ensino e aprendizagem, investigar a qualidade da educação profissional desde o início do curso até a inserção do aluno no mercado de trabalho e verificar a satisfação da indústria com a qualificação do trabalhador.

ensino - Foto: Assessoria
“O sistema de avaliação tem fornecido informações e resultados fundamentais para promover a qualidade de ensino ofertado no Senai. Faz parte do nosso trabalho acompanhar se estamos cumprindo o nosso propósito de entregar para o mercado de trabalho estudantes no perfil profissional de cada curso da instituição”, aponta a gerente executiva de Educação Profissional, Jocely Nogueira.
Os cursos técnicos são avaliados a partir do momento em que cursam 80% da carga horária total, excluindo a fase do estágio. De acordo com Senai são aplicadas provas de conhecimento objetivas com itens de múltipla escolha, contendo contextos que abordam situações-problema relacionadas ao exercício da profissão.
"Não devemos nos contentar apenas com a média ou ao baixo nível, precisamos apontar pro alto, pensar no crescimento em qualidade do nosso ensino. Temos um cenário de bons negócios para o Senai de Mato Grosso e o foco é o atendimento ao cliente da melhor forma e sobretudo a transformação de vidas", reforça o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
O sistema atua com quatro dimensões: a avaliação de projetos de cursos, avaliação de desenvolvimento de cursos, avaliação de desempenho de estudantes e pesquisa de egressos. Os cursos técnicos são avaliados a partir do momento em que cursam 80% da carga horária total, excluindo a fase do estágio. São aplicadas provas de conhecimento de múltipla escolha, além questionários contextuais para estudantes, docentes e gestores.
Texto: Amanda Simeone