Práticas de inovação desenvolvidas em empresas são reconhecidas em Prêmio Nacional - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Práticas de inovação desenvolvidas em empresas são reconhecidas em Prêmio Nacional

28/03/2023 - 08h47
inovação
Premiação é oportunidade para participantes receberem  diagnóstico
sobre iniciativas já desenvolvidas - Foto: Banco de Imagens

Se você tem uma iniciativa inovadora na sua empresa e está em busca de aperfeiçoar o que já executa no dia a dia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão premiar atividades de empreendedores de todo o país que possuam estímulo à prática de inovação.

A 8ª edição do Prêmio Nacional da Inovação (PNI) possibilita a troca de experiencias, auxilia n identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação. O PNI é a principal iniciativa de reconhecimento nacional da inovação que contribui para o processo de aprendizado.

Com cerimônia de premiação marcada para 26 de setembro, a gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani, reforça que o PNI é uma oportunidade para participantes de receberem diagnósticos sobre as iniciativas que já desenvolvem em suas empresas e start ups. “Além de ter contato com as principais atividades inovadoras em todo o Brasil, essa é uma ótima oportunidade de ser avaliado por pessoas que possuem muito conhecimento de inovação. Todos que se cadastrarem vão receber esse diagnóstico e só por isso é válido a participação”, afirma a profissional.

O PNI é mais uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação, que contribui para a construção de um ecossistema de inovação sólido, em prol do aumento da produtividade e da competitividade da economia nacional, e do bem-estar dos brasileiros. Desde 2011, foram realizadas sete edições do prêmio que, somadas, tiveram 13.555 inscritos, reunindo instituições de todos os setores, portes e advindas de todo o país. Os vencedores do prêmio vão ser contemplados com uma imersão em ecossistema de inovação organizada pela CNI e com uma bolsa em curso de educação-executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

De acordo com a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o objetivo da premiação é reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas, ecossistemas e pesquisadores que atuam no Brasil. “O PNI busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação”, destaca Gianna.

Para o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, o prêmio é uma oportunidade de dar protagonismo aos pequenos negócios que investem em inovação. “Será um momento de celebração e de aprendizado em que os participantes poderão se inspirar e compartilhar suas próprias iniciativas para alinhar o negócio com as atuais demandas de inovação do mercado”, diz Quick.

Categorias

A novidade desta edição do prêmio é a categoria denominada “pesquisador inovador”, voltada a reconhecer o trabalho de pesquisa realizado por cientistas. De acordo com o regulamento, é preciso que a inscrição seja feita por uma empresa, e não pelo próprio pesquisador.

O público-alvo do PNI são pequenos negócios de todos os setores (comércio, indústria e serviço) e empresas industriais de todos os portes (pequenas, médias e grandes empresas), ecossistemas de inovação e pesquisadores inovadores. As categorias do prêmio são: Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação em Processo; Inovação para Sustentabilidade; e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho. Para cada categoria e para o destaque existem três modalidades de reconhecimentos: pequenos negócios, médias empresas e grandes empresas. Já para os ecossistemas de inovação as modalidades são: pequeno porte, médio porte e grande porte.

Acesse o link: https://www.premiodeinovacao.com.br/

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940