Agrotech: com robô de 32kg, equipe de VG estreia na categoria FRC em torneio de robótica - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Agrotech: com robô de 32kg, equipe de VG estreia na categoria FRC em torneio de robótica

14/03/2023 - 14h07
agrotech
Safra é o nome da robô dos alunos Senai e Sesi Escola VG

Estreantes na categoria First Robotics Competition (FRC), seis alunos do novo ensino médio do Sesi Escola e Senai Várzea Grande embarcam nesta semana para o 5º Festival Sesi de Robótica. A equipe Agrotech carrega o orgulho da vocação ao agronegócio de Mato Grosso e disputa com a Safra, a robô de 32kg, na maior competição de robótica educacional do Brasil.

O evento ocorre entre os dias 15 e 18 de março, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), e deve reunir mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes José Henrique Cardoso, Matheus Amorim, Marcos Neves, Marcos Lopes, Lara Loyola e Fagner Arruda tiveram oito semanas para desenvolverem a marca, arrecadarem recursos e programarem a Safra para a competição nacional.

“Um dos critérios de avaliação da FRC é o projeto social que a equipe precisa desenvolver. No nosso caso é o “semeando robótica” que consiste em irmos para as escolas públicas para mostrar o que é a robótica, a sua importância e que faz parte de quase todas as áreas na nossa vida”, comenta Lara.

agrotech
A FRC desafia os estudantes a desenvolverem uma marca

Com a mentoria dos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Cleiton Amaro na área de eletricidade e programação e Rodolfo Alves na área mecânica, os estudantes construíram a Safra a partir de um kit de peças que são doadas por indústrias de diversos segmentos.

“Orientamos os alunos na parte dos fundamentos de eletricidade, de lógica de programação para eles desenvolverem habilidades. Tem a montagem elétrica do kit que fazemos testes pontuais até ficar com a estrutura pronta. Vamos auxiliando na medida em que percebemos a necessidade. Mas a atuação forte é dos alunos”, afirma Cleiton.

O tema da temporada da categoria FRC de 2022/2023 é Charged Up e a equipe várzea-grandense do novo ensino médio foi desafiada a usar o poder da engenharia para garantir energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.

Categoria

No First Robotics Competition (FRC), estudantes de ensino médio são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. É o mais próximo ao mundo real da engenharia que os estudantes podem chegar do mundo real da engenharia.

Ao mesmo tempo, os competidores criam uma identidade de equipe, arrecadam fundos, aprimoram as habilidades de trabalho em equipe e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) dentro da comunidade local.

O FRC combina o rigor da metodologia STEAM com a diversão e a empolgação dos esportes tradicionais, por meio de programas que têm impacto comprovado no aprendizado, interesse e construção de habilidades dentro e fora de sala de aula.

Assista o vídeo e conheça a equipe:

Texto e fotos: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940