Com alta demanda de profissionais, logística oferta maior número de vagas de trabalho em 2023 - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Com alta demanda de profissionais, logística oferta maior número de vagas de trabalho em 2023

31/01/2023 - 10h58
logistica
Ao todo serão 2,2 milhões de postos de trabalho de base industrial no
Brasil e pelo menos 19 mil em MT  - Foto: Banco de imagens

Com alta demanda de profissionais no mercado de trabalho, logística é uma das áreas que deve ofertar mais vagas de emprego em 2023. De acordo com o Observatório Nacional da Indústria, o Brasil deve abrir neste ano quase 80 mil vagas, serão ao todo 2,2 milhões de postos de trabalho de base industrial.

A expectativa de crescimento no número de vagas vai de encontro com a escassez de profissionais qualificados para assumirem os postos de trabalho. O grau de formação exigido na maioria das vagas é nível tecnólogo, ou seja, uma formação rápida de 2 anos pode conferir ao profissional acesso aos postos de trabalho.

“Se puxarmos para a realidade do estado, a expectativa de acordo com o Observatório da Industria de MT, é que sejam gerados cerca de 19 mil empregos somente em 2023, sendo que pouco mais de dois mil são da área de logística. A maior demanda em Mato Grosso é na indústria de alimentos e bebidas, com oportunidades mais concentradas na agroindústria. A grande dificuldade em preencher essas vagas está na qualificação e por isso temos que estimular as pessoas para que se capacitem porque as oportunidades de trabalho só aumentam”, destaca o diretor da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec Senai), Valdir Souza Jr.

Os dados utilizados pelo Observatório fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com objetivo de mapear as áreas que mais vão demandar profissionais no médio prazo. Ainda com base no estudo, o Brasil precisará capacitar neste ano mais de 77 mil técnicos para atuar na base industrial.

O setor de logística ganhou destaque nos últimos anos em razão da pandemia de covid-19 em que muitas empresas precisaram reinventar o processo de distribuição de mercadorias e acesso aos insumos.

Um dos cursos de graduação ofertados pela Fatec Senai é o de Tecnologia em Logística com duração de dois anos e está disponível nas unidades de Cuiabá e em Rondonópolis. Além dos cursos ligados à agroindústria como o curso superior de Tecnologia em Agrocomputação com duração de 3 anos e o próprio curso superior de Tecnologia em Agroindústria, também com duração de 3 anos.

A Fatec Senai está com inscrições abertas para o vestibular que ocorre de forma presencial no sábado (11.02) e online a qualquer momento. Clique aqui, entre no site e confira as informações sobre o vestibular 2023 da Fatec Senai.

Texto: Amanda Simeone

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940