5 passos que vão otimizar seus Processos de Logística - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

5 passos que vão otimizar seus Processos de Logística

19/12/2022 - 16h20
logistica
MT está inserido em corredores logísticos brasileiros

​Aumentar a produtividade e reduzir os custos é a intenção de toda empresa que trabalha com entrega, transporte e distribuição de produtos e mercadorias. De acordo com dados da pesquisa da MB Associados, consultoria de análise macroeconômica, Mato Grosso registrou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 41%, sendo considerado uma das principais economias do Brasil. Além disso, o estado está inserido em diversos e importantes corredores logísticos brasileiros. 

Com isso, a demanda por profissionais que gerenciem com eficiência centros de distribuição de indústrias, comércio, serviços, portos, aeroportos, terminais de transportes e transportadoras é cada vez maior. Afinal, é esse profissional a peça-chave dentro de uma organização para realizar essa missão de otimizar processos, encurtar distâncias e conectar pessoas e negócios. Mas você deve estar se perguntando Como eu faço para otimizar os processos de logística na prática Calma, que eu te explico! 

Existem 5 passos dentro de um processo de logística, que podem te ajudar a otimizar os processos e, consequentemente, aumentar a produtividade da sua empresa. Cada passo é fundamental para garantir a entrega do produto eou serviço em menor tempo e com o menor custo. Conheça a seguir esses 5 passos!  

1.  O primeiro passo é fazer uma mudança de cultura organizacional focada na satisfação do cliente. Para isso, considere as necessidades, particularidades e expectativas de cada um individualmente;   

2.  Tenha uma equipe altamente capacitada e motivada. Ter uma equipe preparada desde a área administrativa, até a estratégica e operacional, aumenta consideravelmente a produtividade e lucratividade de qualquer empresa. 

3.  Aposte em técnicas, ferramentas e metodologias que facilitam, agilizam e melhoram o processo logístico desde a frota, ao armazenamento de mercadorias e transporte. Uma dica de ouro é conhecer e dominar a filosofia Lean. Ela é uma excelente aliada nesta etapa; 

4.   Invista em inovação e tecnologias que monitorem os transportes e processos em tempo real. Isso, além de reduzir os gargalos e tempo do processo, também faz parte do planejamento do transporte e gestão de recursos e no final impacta no aumento da performance logística com informações confiáveis e precisas. Lembre-se Logística é tempo e tempo é dinheiro; 

5.  Mantenha sempre atualizados os dados, indicadores e metas das operações logísticas. Isso além de identificar pontos fortes e fracos da operação, também agiliza a tomada de decisões e facilita o gerenciamento de riscos e crises.   

Agora que você já conhece os passos que vão te ajudar a otimizar os processos de logística e garantir a entrega dos produtos e serviços com total segurança e credibilidade, garantindo a satisfação do cliente, clique aqui e conheça um curso que vai te ensinar técnicas, métodos e ferramentas indispensáveis nesta profissão. Não perca tempo e conheça agora mesmo o curso que vai te ajudar a se destacar neste setor que cresce cada vez mais em nível nacional.

Clique aqui e saiba mais

Texto: Rayane Gazola

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940