Aprenda a implementar uma gestão de qualidade em sua empresa
A gestão de qualidade é uma estratégia que busca o alcance da alta performance de uma organização e, isso inclui, a melhoria do desempenho de pessoas, processos e produtos por meio de técnicas e ferramentas.
Isso, assegura que os produtos e serviços sejam entregues com qualidade, atendendo as expectativas da pessoa mais importante de uma empresa: o cliente. Para isso, a gestão de qualidade de uma empresa é composta por quatro pilares. Conheça a seguir!
Planejamento: A gestão de qualidade depende de uma série de soluções e, sem dúvidas, o primeiro passo de todos é o planejamento que começa pelo administrativo. O processo produtivo de uma empresa deve ser muito bem planejado e executado para o alcance do padrão de qualidade, mas isso vai depender muito de um bom gestor de qualidade. Fazer um panorama geral e desenvolver políticas de qualidade são premissas que se não forem executadas de forma correta, podem gerar grandes impactos dentro da organização.
Controle: Defina os produtos e serviços que têm mais impacto no seu negócio e envolva todas as pessoas da sua empresa nos sistemas de produção. O domínio de ferramentas e técnicas de qualidade, assim como a análise de produtos podem ser grandes aliadas para o alcance de resultados, redução de problemas e controle do desempenho dos seus indicadores. Lembre-se: atender as necessidades do seu cliente deve ser sempre o principal objetivo de toda a empresa.
Garantia: A garantia da qualidade é um dos critérios mais importantes para o ganho da credibilidade de uma empresa. É por meio dela que o cliente tem a certeza de que um produto e/ou serviço é confiável e está dentro das normas, de modo que ofereça segurança ao cliente. Por isso, a garantia da qualidade é tão importante, afinal é por meio dela que o cliente terá uma experiência positiva e satisfatória, aumentando as possibilidades de uma nova compra e, consequentemente, a fidelidade do cliente a marca.
Melhoria: Partindo do princípio de que nenhum processo é totalmente perfeito e que o aprimoramento sempre é necessário em uma organização, utilizar ferramentas e técnicas para proporcionar a melhoria contínua dentro das empresas é fundamental para o alcance de bons resultados. Para isso, após planejar, executar e controlar o processo produtivo, é fundamental utilizar as métricas e resultados operacionais, táticos, estratégicos obtidos para planejar novamente. E com isso, eliminar as falhas e desperdícios e, buscar aumentar a produtividade, lucratividade e competitividade da empresa.
Esses são apenas alguns dos pilares fundamentais para implementar uma gestão de qualidade. Quer conhecer mais técnicas, métodos e ferramentas para esse processo produtivo de qualidade? Conheça nosso curso aqui e dê hoje mesmo o primeiro passo em direção a sua carreira de sucesso!
Texto: Rayane Gazola | Jornalista