Desafios e oportunidades do setor de bioenergia são debatidos em evento - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Desafios e oportunidades do setor de bioenergia são debatidos em evento

13/12/2022 - 15h46
sedu
Entre as necessidades está a qualificação de profissionais

O Instituto Senai de Tecnologia (IST) foi palco, nesta terça-feira (13.12), do Workshop Técnico de Bioenergia. O evento, que reuniu representantes das empresas do setor de todo o estado, teve como principal objetivo debater as demandas mais urgentes para a construção de um projeto integrado de soluções para o segmento. 

Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool/MT), em parceria com o IST e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), a programação contou com duas etapas, sendo a primeira exclusiva para discussão em grupo, pela qual os participantes levantaram ideias e propuseram soluções para as demandas, e a segunda com as apresentações. 

Alguns dos pontos levantados estão relacionados a recursos humanos e qualificação, como dificuldade de contratação, formação de profissionais, melhoraria da linha de produção, tecnologias com software de gestão, entre outros. Além disso, o grupo pontuou a necessidade de soluções em tecnologia, eficiência, inovação, políticas públicas e melhoria de infraestrutura para escoamento dos produtos. 

seduc
O evento foi promovido pelo Sindicato de Bioenergia, IST e Senai MT

“Trabalhamos todas as temáticas que são realmente transversais para as empresas. A partir de agora, vamos compilar as informações para a construção de um plano de ação para atendimento dessas soluções via Sindalcool/MT e Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com ações do Instituto, do Sesi e do Senai”, afirma a gerente do Instituto Senai de Tecnologia, Tuka Martins.

De acordo com a diretora executiva do Sindalcool/MT, Lhais Sparvoli, o plano deve envolver a aplicação de tecnologia e processos para a resolução desses desafios levantados. “Por isso, é importante a discussão entre diversos agentes dentro das empresas, de diferentes áreas como recursos humanos, manutenção, segurança do trabalho, responsabilidade social, meio ambiente. Muitas vezes, um desafio para uma empresa já foi enfrentado e resolvido por outra. Então, essa troca é muito interessante. Unir forças, otimizar processos e custos”.

Para o gerente executivo de Projetos Setoriais da Fiemt, Vivaldo Matos, o Sistema Fiemt estará à disposição para a realização e um atendimento mais assertivo e exclusivo. “Estamos prontos para dar o apoio especializado, seja para qualificação profissional e inovação, ou para buscar referências, práticas de gestão tecnológica e parcerias para o desenvolvimento do setor sucroenergético do estado”, finaliza.

Texto: Viviane Saggin / Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940