Estudantes de agrocomputação da Fatec Senai estão entre os finalistas no Inova nacional 2022 - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Estudantes de agrocomputação da Fatec Senai estão entre os finalistas no Inova nacional 2022

10/11/2022 - 17h54
inova
Tecnologia para solucionar problemas na agroindústria

Agilizar o processo de classificação de grãos de soja com inteligência artificial e gerir o uso sustentável de água e energia no plantio de culturas com tecnologia são os projetos de alunos e professores do curso de agrocomputação da Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Fatec Senai MT) finalistas no Inova Nacional 2022.

A competição promovida pelo Senai nacional funciona como termômetro para resolver problemas reais das indústrias, uma vez que são elaborados com previsão de viabilidade de aplicação na prática. Antes da disputa nacional, os projetos finalistas passaram pelas iniciativas estaduais de inovação, como o Grand Prix, e pela competição regional.

Na avaliação do professor e coordenador dos cursos de tecnologias da Fatec Senai MT, Abraão Nazário, alcançar esse resultado motiva os alunos e faz com que apliquem na prática o que aprendem nas aulas teóricas. Abraão ainda destaca que a estrutura da instituição contribui para construir protótipos antes de concluir a ideia.

“Os alunos utilizaram muito o Senai Lab para criar o protótipo dos projetos. Criaram toda a parte de sistema e conseguiram identificar os resultados. Alcançar esse resultado motiva muito os alunos a fazerem a parte prática do curso porque aprendem ferramentas práticas que podem ser utilizadas no mercado de trabalho. Agora com recurso para investir no projeto e mentoria para acompanhamento, temos certeza que as soluções serão aprimoradas”, ressalta o professor.

Encontrar soluções para os desafios reais é o objetivo principal para as pessoas que trabalham com inovação nas indústrias. E com o propósito de construir um espaço favorável para criar essas respostas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) incentiva iniciativas que auxiliam no desenvolvimento desses projetos.

Conheça os projetos classificados

O “AgroSensitivity Soy Classification Scanner” é pensado para agilizar o processo de classificação de grãos de soja, deixando de lado um processo empírico, para um automatizado, seguro, com uso de inteligência artificial para reconhecimento dos parâmetros estabelecidos na Instrução Normativa (IN) 11, utilizando apenas um equipamento de maneira rápida, podendo trazer ganhos não só através de uma classificação correta para as partes envolvidas, como no custo do transporte, pois com esse equipamento irá diminuir consideravelmente as filas de espera para o produto a  ser analisado. Para isso o projeto utiliza conceitos da visão computacional com o intuito de avaliar as diferentes variáveis de classificação de um grão.

O “Irriga Farm IOT” é a solução tecnológica para a gestão do uso sustentável de água e energia no plantio de culturas. A solução traz de forma simples o monitoramento e a coleta de dados da atividade produtiva. Tendo sensores e atuadores interconectados, enviando e recebendo dados através de uma rede de comunicação. Utilizando microcontroladores (ESP32, NODEMCU-8266 e ESP32 Lorawan) e sensores em conjunto com a Internet das Coisas (IOT). Ativando ou desativando dispositivos automaticamente, como uma Bomba d'agua, Aeradores, Válvulas Solenóides e quaisquer outros dispositivos conectados na rede.

O uso de IOT através dos microcontroladores fornece solução e autonomia na gestão eficiente dos insumos, devido parâmetros determinados para a necessidade da cultura ou por outros fatores de acionamento, como os climáticos dos quais a planta dependa. Somente acionando os dispositivos quando houver alguma demanda, evitando o desperdício. Os dados gerados são transformados em informações, sendo apresentados de forma gráfica e em tempo real no Desktop, Celular ou Tablet.

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940