Encontro reúne empresários do setor de biocombustíveis para debater estratégias de gestão e tecnologia - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Encontro reúne empresários do setor de biocombustíveis para debater estratégias de gestão e tecnologia

22/07/2022 - 15h46
9º encontro sucroenergético
Setor busca ampliar produtividade, novas tecnologias
e diversificar atuação. Foto: Vivian Lessa

Industriais, empresários, pesquisadores e estudantes se reuniram para disutir novidades em tecnologia e gestão para a produção de etanol de cana-de-açúcar e etanol de milho durante o 9º Encontro Sucroenergético, realizado na quinta-feira (21.07), no Senai Cuiabá. Promovido pelo Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool/MT) e Senai MT, o evento também debateu o momento de incertezas que o setor enfrenta.

Mudanças no cenário de tributação dos combustíveis e a prorrogação do prazo para o cumprimento das metas nacionais anuais de descarbonização, o Renovabio, que trouxe uma recente queda no valor de negociação dos CBIOs, deixou em alerta empresários do segmento.

O presidente do Sindalcool, Silvio Rangel, ressalta que o setor tem buscado ampliar sua produtividade, buscando novas tecnologias e diversificando sua atuação. “Atualmente, além da produção de açúcar e etanol, as indústrias produzem DDG (farelo de milho altamente proteico) utilizado na alimentação animal e óleo de milho”.

Atualmente há 15 indústrias de etanol no estado, sendo algumas de cana, outras de milho e algumas são mistas. O crescimento do segmento de etanol movimenta a economia local. “Vem gerando quase 170 mil empregos, sendo 11 mil diretos, 92 mil empregos indiretos e outros 65,5 mil empregos induzidos”, conclui o presidente.

Programação

sucroenergético
Atualmente há 15 indústrias de etanol no estado

A palestra de abertura foi feita pelo coordenador do Instituto Senai de Tecnologia, Henrique Zahner, sobre a eficiência operacional com a utilização de tecnologias para gestão de operações e melhoria de desempenho em fontes energéticas e manutenção.

O evento seguiu em duas salas com conteúdo simultâneo: dedicada à indústria, para debater temas como a aplicação de inteligência artificial no processo de produção de açúcar e etanol e a outra reservada a parte agrícola, apresentando novos produtos para segmentos mistos, usinas e fazendas.

“O Encontro Sucroenergético, que já se tornou tradição no segmento, sempre traz informações e novidades tecnológicas que agregam valor aos processos industriais e agrícolas das usinas. Os profissionais participantes aproveitam a oportunidade para também trocar experiências de sucesso”, reforça o diretor da Faculdade de Tecnologia do Senai MT, Valdir Souza Jr, presente na abertura do encontro.

Texto: Vivian Lessa - Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940