Maratona da inovação: instrutores do Senai MT participam de capacitação em VG - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Maratona da inovação: instrutores do Senai MT participam de capacitação em VG

13/07/2022 - 10h10
inovação
O ‘Grand Prix docente’ reúne interlocutores de todo estado
Foto: Amanda Simeone

Instrutores de todas as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso participaram da capacitação Maratona da Inovação realizada na unidade de Várzea Grande nesta terça e quarta-feira (13 e 14). Ao todo, o Grand Prix Docente reuniu 15 profissionais que atuam nas unidades da capital e do interior do estado.

O especialista de Inovação do Instituto Senai de Tecnologia, Lucas Bernardino, pontua que o grande objetivo desse treinamento é fazer com que os instrutores, que aqui são interlocutores de inovação em suas unidades, possam aprender ferramentas como o do design, e para que desenvolvam projetos com os alunos.

“Dentro da metodologia Senai de educação profissional, a inovação é um eixo fundamental para apoiar nossas práticas pedagógicas. Sendo, assim, atuamos diretamente em sala de aula para o desenvolvimento de projetos, pelos quais os alunos são estimulados a criar soluções para demandas que vão encontrar no mercado de trabalho, atuando na indústria, ou empreendendo. A inovação está no DNA do Senai, e estimulamos que os estudantes possam criar e trazer novas soluções para o mercado, apoiando para uma indústria mais competitiva", reforça.

capacitação
O  objetivo é de que os instruttores transmitam o  aprendizado
em suas unidades - Foto: Amanda Simeone

De acordo com ele, a ferramenta Sprint, utilizada na capacitação como metodologia, é versátil e possibilita que os profissionais exerçam a empatia, colaboração e experimentação. O método auxilia na inovação dos processos e na resolução de problemas.

O instrutor do Senai de Aripuanã Diogo Francelino Hamita diz que vale a pena 13 horas de viagem para adquirir mais conhecimento, além de preferir reunir as pessoas para pensar junto.

“É uma expectativa boa vir conhecer unidade diferente, pessoas diferentes, instrutores que são da mesma área, mas pensam diferente. Conhecer inovações e aprender sempre mais um pouco é sempre bom, para melhorar o conhecimento”, pontuou.

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940