Uso de tecnologias espaciais na cadeia agroindustrial será debatido na próxima semana - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Uso de tecnologias espaciais na cadeia agroindustrial será debatido na próxima semana

19/05/2022 - 17h23
xx

Estudos de casos e soluções inovadoras baseadas no uso de tecnologias espaciais estarão em pauta durante o evento Agro: tecnologias e aplicações espaciais, que ocorre na terça-feira (24.05), das 8h às 20h, no Centro de Eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cuiabá. Programação conta com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Inscreva-se gratuitamente aqui.

A ideia é inspirar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor do agro, e viabilizar, a partir da utilização de tecnologias espaciais, um aprimoramento das práticas agrícolas e ao desenvolvimento do setor de forma sustentável. Além de mostrar os benefícios advindos dessas tecnologias e de suas aplicações a diferentes camadas da sociedade.

A realização é da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Senai.

“A AEB tem buscado entender as necessidades de cada segmento e como as aplicações satelitais podem auxiliar na melhoria do desempenho e em processos mais eficientes. O agronegócio, sem dúvida, poderá fazer uso dessas aplicações, aumentando a produtividade, reduzindo a quantidade de insumos, otimizando processos e consequentemente impactando positivamente no custo de suas operações", afirma o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Paulo Barros.

Considerando que o Brasil é uma potência no setor do agro, a realização do evento, com ênfase na melhoria das práticas agrícolas, é primordial para montar uma agenda com soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor. Entre essas soluções, pode-se citar a Constelação Catarina (o emprego de nanossatélites para aplicação nos setores da defesa civil e do agronegócio), tema de uma das palestras ministradas pelo diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Cristiano Trein.

A AEB falará de temas importantes para o setor, como a palestra de Paulo Barros, com o tema “O Novo Agro”, e do coordenador de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da DIEN/AEB, Henrique Nascimento, que irá participar de painel com o tema “Inteligência estratégica e novos negócios no setor espacial: possibilidades com o agro”.

O painel Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Agro - reconhecida pela indústria como uma das mais eficazes ferramentas para aceleração de performance e eficiência do setor -  conta com a participação do presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, e do presidente dos Conselhos Temáticos de Inovação e da Agroindústria (Cointec e Coagro) da federação, Silvio Rangel.

Para Gustavo, atualmente, em um mercado cada vez mais marcado pela competitividade, manter a empresa alinhada com as novas tecnologias e conceitos pode ser um grande diferencial competitivo, capaz de melhorar significativamente inúmeros aspectos das suas rotinas. “Tecnologias avançadas para indústria são uma realidade cada vez mais presente e para manter uma empresa competitiva nesse cenário, é importante estar por dentro do que há de mais novo em tecnologia industrial e este evento é uma oportunidade para isso”.

Realizadores
O evento é uma realização da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com Fiemt, Secitec, UFMT, Parque Tecnológico Mato Grosso e Senai, com apoio do Sistema Famato, Coagro, Cointec, Agrohub e Instituto Nacional de Pesqusas Espaciais (Inpe).

Acesse a programação completa aqui.

Serviço:

Evento Agro: tecnologias e aplicações espaciais
Data: 24 de maio de 2022 (terça-feira)
Horário: 8h ás 18h
Local: Centro de Eventos do Senai Cuiabá

Inscrição.

Texto: Viviane Saggin (Fiemt)
Com informações assessoria AEB

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940