Cuiabá vai sediar etapa da maior disputa de educação profissional das Américas - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Cuiabá vai sediar etapa da maior disputa de educação profissional das Américas

01/12/2021 - 14h26
legenda
Ocupação de Eletrônica

RUMO AO PÓDIO!  Durante os dias 6 e 10 de dezembro Cuiabá será palco para a última etapa do ano das Olímpiadas do Conhecimento. Essa é a maior competição de educação profissional das Américas e tem como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens em provas elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos. 

Vale ressaltar que a competição é aberta ao público e conta com todas as medidas sanitárias.

O evento acontece de dois em dois anos, dividido por etapas em diferentes capitais do país. Cuiabá vai sediar, a competição nas ocupações de Drywall e Estucagem, Construção de formas para concreto e Eletrônica – com participantes vindos de norte a sul do Brasil.

As provas são específicas e distribuídas em quatro dias de competição. Os competidores terão que executar tarefas do dia a dia das empresas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Quem vencer a disputa poderá representar o Brasil no mundial de profissões técnicas WorldSkills Shanghai, na China, 2022.

legenda
Competição da ocupação de DryWall

E tem participantes mato-grossenses na disputa! Os jovens Djair de Oliveira, Dhominy Moraes, Julyéder Rodrigues e Giordana Lemos são alunos do Senai MT e vão representar nosso estado na competição.

Outros competidores de Mato Grosso também já foram destaques nas etapas anteriores. De Rondonópolis, a equipe, formada pelos alunos Celso Ferreira da Silva, Erik Juan da Silva e Ronald Wilians Santos, conquistou a medalha de prata na modalidade de Manufatura Integrada, durante a etapa que aconteceu em Curitiba. Com o segundo lugar, poderão participar de uma disputa direta com a equipe paulista para a vaga em Shangai. Além deles, o aluno Adryel dos Reis, de 21 anos, ficou entre os cinco melhores na panificação, em Belo Horizonte.

A WorldSkills

O torneio é realizado a cada dois anos e é considerado a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul, disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

Os alunos, precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações, dentro de padrões internacionais de qualidade.

A realização da 46ª WorldSkills Competition será em Shangai, na China, e tem previsão para ocorrer em 2022.

Desde 1983, o Senai representa nosso país no evento e a cada edição o Brasil vem ganhando destaque. São concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, aos melhores profissionais no torneio, além de certificados de excelência (aos competidores que alcançaram acima de quinhentos pontos).

Programação

Dia: 6 a 10 de Dezembro de 2021.

Horário: 8h às 17h (horário de Brasília)

Onde: SENAI Distrito Industrial (Av. A, 956 - Distrito Industrial, Cuiabá-MT).

 

Texto: Maria Antônia Junqueira 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940