5 dicas no LinkedIn que podem ampliar suas chances no mercado - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

5 dicas no LinkedIn que podem ampliar suas chances no mercado

16/11/2021 - 15h15

É impressionante como o LinkedIn se tornou a maior rede profissional do mundo e a principal ferramenta de fonte de talentos para as empresas. Segundo estatísticas da própria rede social, em 2021 já são cerca de 756 milhões de usuários em mais de 200 países. Depois dos EUA com mais de 178 milhões de usuários, Índia (76 milhões), China (53 milhões) e Brasil (49 milhões) são os países com maior número.   

Diante de tamanha competitividade, você já deve ter se perguntado “Como posso melhorar meu LinkedIn e ter um perfil que se destaca?” Para te ajudar a responder essa pergunta, preparamos 5 dicas para você melhorar seu LinkedIn, ampliar as chances de ser visto pelos recrutadores e aumentar as oportunidades de conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Confira a seguir!  

Sua imagem é seu cartão de visita1.   Sua imagem é seu cartão de visita:   Você tem 7 vezes mais probabilidade de ser encontrado se tiver uma foto de perfil. Sendo assim, utilize no perfil uma foto nítida, bem iluminada e na qual você esteja sorrindo.   

2.   Enriqueça seu perfil:   As chances de ser selecionado são muito maiores quando o recrutador descobre sua ênfase na prática. Além disso, você tem 12x mais probabilidade de ser encontrado no LinkedIn se incluir pelo menos duas experiências anteriores de trabalho. Por isso, informe suas qualificações, o que está cursando, suas experiências profissionais, projetos que apoia e tudo que possa demonstrar todo o seu potencial e diferencial. 

3.   Amplie sua rede de contatos:   Cultivar boas amizades seja na vida social ou profissional sempre é a melhor estratégia para quem deseja ser bem sucedido profissionalmente. Por isso, faça amizade com profissionais de destaque da sua área. Compartilhe dicas e insights sobre sua área de atuação ou estudo. Se perceber que alguém está com dúvidas sobre algum assunto, ofereça sua ajuda. Além disso, melhore seu networking ao fazer novos cursos. Além de dar um upgrade no seu perfil, eles vão te conectar com professores e colegas que podem ser grandes motivadores para que você busque desenvolver cada vez novas habilidades profissionais. Também vale muito a pena valorizar os conteúdos postados por colegas de trabalho ou estudo e, se acreditar que são relevantes, ajudar a compartilhar.  

interagir4.   Interaja na rede:   Segundo a pesquisa, 95% dos recrutadores usam a mídia social regularmente e três pessoas são contratadas a cada minuto pelo LinkedIn. Sendo assim, compartilhe conteúdo semanalmente. De preferência a postagens com imagens que contenha dicas e listas, elas têm 2x mais desempenho e engajamento. Além disso, usuários têm 20x mais probabilidades de compartilhar postagens de vídeos.   

5.   Atualização sobre as tendências do mercado:   O mercado está competitivo, exigente e cada vez mais segmentado, e um bom profissional precisa ser capaz de acompanhar todas as mudanças para se destacar. Por isso, mantenha-se sempre atualizado! Cursos de Formação Rápida são excelentes opções para você aprofundar seus conhecimentos em curta e média duração, desenvolver habilidades específicas e com o investimento muito menor.    

​Gostou das dicas? Amplie suas possibilidades e desenvolva habilidades específicas. Clique aqui e dê o primeiro passo agora mesmo!  

Texto: Rayane Gazola | Jornalista

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940