Redução de desperdícios na cozinha: otimize os processos e reduza os custos
A nova realidade imposta pela pandemia exige uma mudança geral de hábitos, inclusive no que diz respeito a redução de desperdícios de alimentos nas empresas. De acordo com estudo da ONU (Organização das Nações Unidas), estima-se que 26% do desperdício vêm do setor de serviço de alimentos, como restaurantes, hotéis ou estabelecimentos de ensino. E 13% vêm do comércio, como supermercados ou pequenas lojas.
Para auxiliar empresas a reduzir os desperdícios e custos, pequenos e microempresários de Mato Grosso podem contar com uma consultoria especializada do Senai, subsidiada pelo Sebraetec, um programa do Sebrae para favorecer a disseminação de tecnologias e a adoção de processos inovadores.
A consultoria tem o objetivo de reestruturar os processos desenvolvidos na cozinha, com foco na produtividade e eficiência, visando obter o melhor aproveitamento do tempo e redução de perdas, aliado à satisfação dos clientes.
Para isso, é feito um diagnóstico e, com base nos resultados obtidos, é estruturada uma proposta de implementação de melhorias que visam a praticidade e padronização das rotinas e técnicas da cozinha, redução de custos e de perdas de insumos e agilidade no fluxo da cozinha e revisão do cardápio.
Conheça algumas das ações realizadas por meio da consultoria:
• Orientações relativas às adequações estruturais de layout e infraestrutura, relacionadas à disposição de buffet e atendimento;
• Avaliar as condições dos equipamentos e utensílios de cozinha com vistas à qualidade da produção, a otimização do tempo de preparo e a eficiência das atividades desenvolvidas;
• Analisar e sugerir adequações do cardápio do restaurante de acordo com a proposta do estabelecimento e ao tipo de serviço;
• Desenvolver 02 (duas) fichas técnicas de venda ou de preparação e orientar o time interno para desenvolver as demais;
• Orientar sobre os processos para que as preparações sejam realizadas em conformidade com as fichas técnicas, a fim de padronizar os produtos, manter a qualidade e reduzir custos, minimizando os desperdícios;
• Padronizar o porcionamento da preparação dos alimentos: levantamento dos insumos; validação de cortes e pesos; acompanhamento in loco da realização do porcionamento pela equipe, onde o consultor irá realizar intervenções e orientações sobre técnicas que possibilitam menor desperdício.
Pelo programa, podem ser atendidas microempresas (ME), Microempreendedores Individuais (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que atuam nos segmentos de alimentos e bebidas, como restaurantes, bares e lanchonetes.
Para saber mais clique aqui ou entre em contato pelo WhatsApp (65) 99806-3806.
Texto: Rayane Gazola | Jornalista