Sesi MT estende apoio a prefeituras para vacinação dos trabalhadores da indústria - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Sesi MT estende apoio a prefeituras para vacinação dos trabalhadores da indústria

19/07/2021 - 08h24
Sesi MT auxilia indústrias com mais de 200 trabalhadores.
Foto: Viviane Saggin

O Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), estendeu para os municípios mato-grossenses a mesma experiência adotada em Cuiabá para agilizar a vacinação dos trabalhadores da indústria - um dos grupos prioritários, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Entre as ações estão o fornecimento de base de dados, organização e estrutura para a imunização.

Para auxiliar os municípios na identificação das empresas do segmento industrial instaladas em cada região, o Sesi, com apoio da Fiemt, disponibilizou acesso ao banco de dados para consulta. “O objetivo é munir as administrações municipais de informações para facilitar o trabalho das secretarias de saúde no cadastramento e controle dos trabalhadores da indústria”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Valdir de Souza Junior.

Ele informa que a lista de empresas pode ser acessada pelo link https://sesimt.ind.br/cadastro-industria). “Basta inserir o CNPJ que o sistema irá identificar se a indústria está instalada naquele munícipio. Caso não conste na listagem, os gestores podem entrar em contato conosco que faremos a averiguação”.

No caso do trabalhador de empresas instaladas em Cuiabá que, ao se cadastrar, não encontre sua empregadora no sistema da prefeitura, ele deve preencher os campos com a razão social e CNPJ e concluir seu cadastro. Após receber a solicitação, o Sesi procederá com a verificação e validação para inclusão da mesma.

Valdir esclarece que cada município tem seu sistema próprio para pré-cadastro e agendamento e que o trabalhador precisa ficar atento. “É necessário que ele verifique as estratégias adotadas pela administração municipal, busque informações e siga as instruções”.

Lista de empresas pode ser acessada pelo site do Sesi.
Foto: Viviane Saggin

Além disso, o Sesi MT também oferece apoio às prefeituras que desejarem organizar ações de vacinação específicas para indústrias com mais de 200 trabalhadores. Para isso, elas devem entrar em contato por meio do telefone (65) 3611-1653 ou e-mail apoio.vacina@sesimt.ind.br. “Vale lembrar que o apoio não é para a realização do gesto vacinal e sim para organização e estrutura”, frisa Valdir, esclarecendo que o apoio logístico não tem nenhum custo para as prefeituras, é uma ação de responsabilidade social.

“O Sesi e Senai têm agido no combate à Covid-19 desde o início da pandemia, visando à saúde do trabalhador e preservando a continuidade das operações de forma segura no ambiente de trabalho. Devemos nos lembrar que a pandemia ainda não acabou e que o momento é de nos unirmos ainda mais para vencermos essa batalha, e nossas instituições estão engajadas nessa jornada para salvar vidas”, enfatiza a superintende do Sesi MT e diretora do Senai MT, Lélia Brun.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940