Sesi e prefeitura de Cuiabá inauguram polo de vacinação para trabalhadores da indústria - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Sesi e prefeitura de Cuiabá inauguram polo de vacinação para trabalhadores da indústria

08/07/2021 - 14h55

Resultado da parceria entre Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e prefeitura, o novo polo de vacinação contra a Covid-19 foi aberto na capital, na quinta-feira (8). A estrutura, montada no Senai Distrito Industrial, tem capacidade para atender até 600 pessoas por dia e será destinado para os profissionais da indústria, um dos grupos prioritários, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Ao todo, serão imunizados no município cerca de 19 mil industriários - que podem optar ainda por receber a imunização nos outros cinco polos: Senai Cuiabá, Sesi Papa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.

Aos 39 anos, o técnico de produção de energia, Cleyton Souza, foi o primeiro a ser vacinado. Ansioso pela imunização, lembrou que a categoria da indústria não parou de trabalhar durante a pandemia para garantir insumos e alimentos à população. “Cheguei 7 horas da manhã. Moro aqui perto e quis chegar mais cedo para ser vacinado. Eu estava esperando este momento faz tempo e a Federação das Indústrias lutou por nós e, agora, estamos sendo vacinados. A estrutura está ótima e facilitou bastante, porque tem muitas indústrias por aqui”.

O presidente do Sistema Fiemt e diretor do Sesi Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, ressaltou que é muito importante que todos se vacinem, quando chegar a sua vez e que, finalmente, chegou a hora desse púbico prioritário receber o imunizante. “A ideia de abrir o polo no Distrito Industrial foi para que não sobrecarregássemos os outros que já existem e que continuam tendo um grande fluxo de pessoas. Nós esperamos continuar com esta parceria com a prefeitura até que todos os trabalhadores da indústria estejam imunizados e que a gente possa, em breve, comemorar a vacinação de toda a população”.

Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, a instalação do posto de vacinação foi pensada para facilitar a imunização dos trabalhadores que atuam em indústrias na região. “Esse é mais um compromisso da prefeitura, de seriedade, de levar ao profissional a comodidade em poder ser vacinado e, tão logo, a gente receba a vacina vamos conseguir distribuir o mais rápido possível”, enfatizou, destacando que a parceria com o Sistema Fiemt tem contribuído para a agilidade do processo.

A superintendente do Sesi MT e diretora do Senai MT, Lélia Brun, ressaltou que as instituições, desde o início da pandemia, não têm medido esforços para combater a Covid-19, junto à indústria, pode público e comunidade. “Nosso propósito é unir forças e oferecer as nossas estruturas para apoiar, seja prefeitura, seja instituições, na luta contra o novo coranavírus. Hoje, estamos aqui para mais esta ação, que beneficia os trabalhadores da indústria – já que a missão principal do Sesi é promover a qualidade de vida desses profissionais e, consequentemente, a produtividade da indústria”.

Pré-cadastro

O pré-cadastro dos trabalhadores da indústria foi liberado no site https://cadastro.vacinacuiaba.com.br/ há pouco mais de uma semana. Aqueles que já fizeram essa etapa do processo, devem estar atentos ao site e consultar o cadastro para verificar o agendamento. Quem ainda não se cadastrou, precisa acessar o site, clicar em pré-cadastro, preencher todos os campos obrigatórios e enviar o cadastro. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.

Ao ser agendado, o trabalhador da indústria deverá levar o QR Code impresso assinado e carimbado pela chefia imediata, cópia da carteira de trabalho ou holerite comprovando o vínculo com a empresa, documento oficial com foto e deve estar com o cartão SUS atualizado. Para este público será levado em conta o local de trabalho, ou seja, serão vacinados os trabalhadores de indústrias localizadas em Cuiabá.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940