Grand Prix Senai de Inovação movimenta 800 alunos em busca de soluções para indústrias - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Grand Prix Senai de Inovação movimenta 800 alunos em busca de soluções para indústrias

23/06/2021 - 09h42

A tão esperada maratona Grand Prix (GP) Senai de Inovação, edição 2021 – etapa Escolar, teve início na última semana e, durante o mês de junho, vai movimentar as 10 unidades do Senai em Mato Grosso. A expectativa é a participação de mais de 800 alunos em mais de 160 projetos.

Nessa competição, equipes multidisciplinares têm 12 horas para criar, desenvolver e prototipar soluções inovadoras para desafios reais das indústrias. A ideia é visualização da prática da inovação em tempo real, em uma combinação de métodos de inovação e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e áreas multidisciplinares.

Para o gerente de Educação do Senai MT, Carlos Braguini, o GP é uma oportunidade do aluno tirar uma ideia do papel e poder construir a primeira versão de um produto. “Além de aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula, eles podem desenvolver as habilidades interpessoais, por meio do trabalho colaborativo, o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos e a prática de falar em público”, explica Braguini.

Além disso, os projetos criados ainda têm a oportunidade de suas propostas serem aprimoradas, por meio de outras ações de Inovação, como o Inova Estadual e Nacional e o Desafio Senai de Projetos Integrados (DSPI).
“Ações como o GP Escolar fortalecem o plano estratégico da instituição de transformar vidas para uma indústria mais competitiva, elevando o Senai como indutor de mudanças concretas e significativas. Os alunos tem uma oportunidade ímpar de aprender na prática e entregar para a indústria soluções para os seus principais desafios”, afirmou a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun.

MARATONA – Quatro unidades já realizaram a competição e as equipes multidisciplinares tiveram 12 horas para apresentar uma alternativa viável. Em Cuiabá e Várzea Grande, os alunos do Novo Ensino Médio Integrado Sesi Senai deram um show à parte na construção e desenvolvimentos dos projetos durante as competições que aconteceram respectivamente em cada unidade na semana passada. Lá, os estudantes do Integrado ainda participaram da Amostra Tech.

Já nas unidades de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, o desafio foi entre alunos de cursos de nível técnicos. Nesta semana, o desafio segue nas unidades do Senai Sorriso, Sinop, Rondonópolis, Aripuanã e Senai Distrito Industrial. Nas demais, as competições aconteceram a partir da próxima semana.

VEJA FOTOS AQUI

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940