Secretários de Nova Mutum visitam o Instituto Senai de Tecnologia - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Secretários de Nova Mutum visitam o Instituto Senai de Tecnologia

11/06/2021 - 17h55

A fim de diminuir distâncias e numa demonstração de interesse mútuo em futuras ações e parcerias para desenvolvimento de tecnologias e inovações, uma comitiva da Prefeitura de Nova Mutum visitou nesta quarta-feira (9) o Instituto Senai de Tecnologia, localizado em Cuiabá. 

Formada pelos secretários municipais de Administração, Ildo Faccio; de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Mauro Manjabosco; e de Indústria, Comércio e Turismo, Jimmy Huppes; além do responsável pela implantação do Parque Tecnológico de Nova Mutum, José Marcos, a comitiva conheceu os laboratórios, as consultorias industriais e as áreas de inovação do maior complexo tecnológico do estado. 

Na oportunidade a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, disse que o Instituto nasceu de um estudo profundo de viabilidade técnica e econômica e da necessidade de ser ter um grande polo de articulação de todas as tecnologias do estado. Nesse sentido, ressaltou que a ideia é a de romper o olhar da comunidade e da população de que o Senai diz respeito apenas a Educação Profissional. 

“Somos sim provedor de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, mas também provedor de Soluções Tecnológicas e Inovação, que estão à disposição dos municípios e das empresas. Queremos diminuir distâncias, sem esse olhar de competição. E sim, de cooperação e o Instituto tem essa ‘veia’ diferenciada”, ressaltou Lélia.  

Para o secretário de Planejamento, Mauro Manjabosco, a visita foi uma excelente oportunidade de conhecer as tecnologias disponíveis no Instituto. “Fantástico. Além de toda inovação tecnológica, para nós foi uma aula de organização e planejamento”, afirmou Manjabosco. Já o secretário Jimmy Huppes destacou o empenho que o Instituto tem oferecendo esse apoio às empresas. “Muito propício nesse momento em que as empresa em Mato Grosso necessitam desenvolver uma base tecnológica para verticalização das cadeias produtivas”, pontua. 

Também estiveram presentes a gerente do IST, Layla Teixeira; coordenadora de Inovação do IST e  Tech Hub, Elena Ferreira; responsável técnica do Laboratório de Alimentos e Bebidas, Aline Pietro; além dos gerentes do Senai de Infraestrutura e Obras, Nilson Silva; de Saúde, Segurança e Inovação, Valdir Júnior; e da unidade de Nova Mutum, Vivaldo Lopes. 

INSTITUTO – Inaugurado em setembro de 2020, o Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso já teve 10 projetos de inovação aprovados; 18 novos projetos submetidos; 12 empresas, três universidades e 18 startups atendidas; 15 mentorias e a realização de 10 eventos (mentorias/banca/lives). 

Na sede do Instituto estão disponíveis para as empresas laboratórios de Microbiologia, Biotecnologia, Físico-química, Cerâmica, Construção Civil e Normas e Desempenho. Conta com uma equipe composta por mais de 40 consultores especializados em diferentes áreas industriais, atendendo segmentos como Alimentos, Bebidas, Meio Ambiente, Construção Civil, Grãos, Efluentes, Água.

No local, ainda há o espaço Tech Hub, que traz um conceito inovador de ambientes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A ideia é de conectar atores do ecossistema de inovação do estado, a partir de empresas âncoras, parcerias, startups, empreendedores individuais, entre outros.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940