Senai MT reforça compromisso com a inclusão em ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Sinop - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai MT reforça compromisso com a inclusão em ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Sinop

03/04/2024 - 11h43
ação inclusiva senai
Alunos desenvolvendo atividades no laboratório Maker

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo celebrado no dia 2 de abril, estabelecido desde 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem a função social de disseminar informação sobre o tema a fim de reduzir o preconceito que cercam as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com esse objetivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) promoveu uma ação de conscientização em Sinop.

A ação realizada nesta terça-feira (02.04) foi direcionada aos alunos com deficiência que participam dos programas de inclusão da instituição como o Mais Possibilidades, assim como os familiares, os membros das empresas, a coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e de Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE MT), a Auditora-Fiscal do Trabalho, Caroline Mendes, e a equipe ligada às ações de inclusão do Senai MT.

ação inclusiva senai
Túnel sensorial montado para a ação na unidade

Tiago Augusto Furtuozo de Oliveira, de 17 anos, participa da formação de Aprendizagem do Mais Possibilidades, programa de inclusão de pessoas com deficiência nas indústrias de bioenergia de Mato Grosso, e relata que a oportunidade de se qualificar e trabalhar é única em sua vida. O aluno é autista, tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador Opositor (TOD), e conta como foi a vivência da ação realizada nesta terça-feira.

“Eu aprendi bastante com o evento, é muito importante para motivar a gente, e ainda ver a quantidade de pessoas envolvidas é muito bacana. A aprendizagem que a gente está fazendo é muito gratificante. A cada dia com pessoas novas e traz muita qualidade de vida. Já consegui comprar uma bicicleta, um celular e quero continuar trabalhando para melhorar meu futuro”, completa Tiago.

Além das palestras sobre o assunto, a equipe desenvolveu uma atividade lúdica com um túnel sensorial. “Reconhecemos que pessoas com deficiências, ou com algum espectro específico, por vezes enfrentam desafios sensoriais ou táteis. Por isso, o túnel foi pensado para oferecer uma variedade de atividades sensoriais, com exploração táteis de texturas diferenciadas até a imersão em experiências musicais, aromáticas. O principal objetivo é destacar as diversas sensibilidades sensoriais que se manifestam de maneiras distintas para pessoas com deficiência, ao mesmo tempo em que proporciona a todos a mesma oportunidade de vivenciar todas as sensações oferecidas”, aponta a coordenadora de Responsabilidade Social e Inclusão do Senai MT, Denise Molina.

ação inclusiva Senai
Auditora-Fiscal do Trabalho, Caroline Mendes, durante
a fala com os alunos do programa Mais Possibilidades

Responsável pela fiscalização e principalmente pela garantia de acesso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Auditora-Fiscal do Trabalho Caroline Mendes, destaca que mais do que fazer cumprir a lei o trabalho dela engloba o trabalho de conscientização com as empresas. A profissional reforçou que o evento foi de extrema importância para constatar pessoalmente todo o trabalho de formação que o Senai vem realizando.

“Além de identificar de forma concreta toda a qualificação de qualidade que os alunos do programa Mais Possibilidades e de outras turmas de inclusão tem recebeido no Senai, o evento é de extrema importância da realização de ações como essas para que a gente possa motivá-los a continuar. Porque para muitos deles a entrada no mercado de trabalho é algo difícil, é algo que preocupa em razão de uma série de preconceitos. Em breve eles vão para etapa prática nas empresas e é muito necessário encorajá-los", pontua Caroline.

ação inclusiva senai

Programas de Inclusão

O Senai MT desde 2023 desenvolve o “Mais Possibilidades”, um programa de formação e inclusão de pessoas com deficiência nas indústrias de bioenergia de Mato Grosso, além de ter expandido a atuação para outros segmentos industriais no estado.

"Podemos destacar os avanços na formação e inclusão de pessoas com deficiência em Mato Grosso. Desde que iniciamos os programas, num curto espaço de tempo, já temos mais de 370 aprendizes que estão diariamente nesta jornada de aprendizagem no mundo do trabalho", aponta o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

Texto: Amanda Simeone

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940