Fatec Senai: Jovens miram cada vez mais carreiras tecnológicas em MT - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Fatec Senai: Jovens miram cada vez mais carreiras tecnológicas em MT

22/03/2024 - 10h58
Colação de grau de 67 alunos ocorreu nesta quinta-feira, no auditório da Fatec Senai MT
Colação de grau de 67 alunos ocorreu nesta quinta-feira,
no auditório da Fatec Senai MT

O brilho nos olhos dos 67 formandos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agrocomputação, Automação Industrial, Gestão de Recursos Humanos e Logística da Faculdade de Tecnologia do Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT), demonstrava que após alguns anos de formação um mundo de possibilidades estava à frente deles.

A cerimônia de colação de grau ocorreu na noite desta quinta-feira (21.03), no auditório da Fatec Cuiabá, reunindo parentes e amigos dos formandos, que emocionados receberam o tão esperado certificado de conclusão de curso.

Grande parte destes jovens profissionais se voltaram às formações na área da tecnologia, como é o caso de Lucas Diego, um dos formandos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Durante a graduação, Lucas já atuava como jovem aprendiz na área, mas foi graças a iniciativa em buscar qualificação profissional, que ele conseguiu uma outra colocação, desta vez como profissional e as oportunidades de trabalho desde então não pararam de chegar.

“Antes de eu entrar na faculdade, eu já estava trabalhando na área como jovem aprendiz. Daí acabei arrumando um emprego na área de suporte técnico e depois de um ano e meio entrei em outra empresa e totalizando estou atuando na área há quase cinco anos”, contou Lucas satisfeito.

Colação de grau de 67 alunos ocorreu nesta quinta-feira, no auditório da Fatec Senai MT
Colação de grau de 67 alunos ocorreu nesta quinta-feira,
no auditório da Fatec Senai MT

Assim como Lucas, o jovem Vinicius Barrantes de Souza também optou por uma formação que tivesse a tecnologia como carro-chefe: a Agrocomputação. Nascido em Pontes e Lacerda, Vinicius sempre esteve envolvido com a área de agronegócio, tão presente em Mato Grosso. Mas optou por trocar a formação em Agronomia, que faria em Sinop quando ficou sabendo do curso de Agrocomputação na Fatec Senai.

“Eu vejo que é uma área que tem bastante mercado. Antes de eu terminar a faculdade já estava empregado, já tinha gente me procurando. Como é uma área muito nova, precisa de mão de obra na lavoura, alguém queentenda de tecnologia. Além de Pontes e Lacerda, já tive outras oportunidades em Sorriso e Lucas do Rio Verde”, contou Vinicius.

Apesar de já ter uma formação de Técnico em Eletromecânica, Thomas Bruno, que atua como Técnico em Manutenção Predial no Sistema Fiemt, decidiu dar continuidade à formação, desta vez optando pelo curso de Automação Industrial, para deixar seu currículo ainda mais competitivo.

“Esse curso contribuiu como uma continuação do curso técnico em Eletromecânica e ele abriu um leque de oportunidades para seguir carreira na área, trouxe bastante possibilidades de atuação, benefício de aprendizado e me auxiliou muito em obter conhecimento na área de tecnologia e indústria”, disse Thomas.

Conduzindo a cerimônia, o diretor geral da Fatec Senai MT, Carlos Braguini, comemorou a formação dos 67 formandos, destacando a diferença que estes novos profissionais devem fazer no mercado de trabalho.

Colação de grau de 67 alunos ocorreu nesta quinta-feira, no auditório da Fatec Senai MT
Colação de grau de 67 alunos ocorreu nesta quinta-feira,
no auditório da Fatec Senai MT

“A estes formandos que aqui estão, minha mensagem é: quando chegarem na empresa que vocês estão trabalhando ou quando abrirem a empresa de vocês, sejam sobretudo humanos e trabalhem pelo desenvolvimento do que está no seu entorno”, disse Braguini.

Parceria com a Falm

Presente na cerimônia, a gerente de Investimento Social da Fundação André e Lúcia Maggi (Falm), pertencente à multinacional Amaggi, Aletea Rufino, comemorou a formação de dois graduandos do curso de Agrocomputação que receberam o incentivo da empresa.

Aletea destacou a importância da parceria com o Senai, que iniciou ainda na concepção do curso e que se estende já para a terceira turma de jovens que estão se graduando.

“A gente vê um resultado muito positivo, porque todos os profissionais que a gente tem acompanhado em questão de integração no mercado de trabalho estão empregados. Então para a gente é uma parceria que deu super certo, porque a gente vê que o curso está sendo uma proposta boa para eles em questão de qualificação e empregabilidade.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940