Agro.ind: conheça o programa que desenvolve soluções para a agroindústria - Senai MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Agro.ind: conheça o programa que desenvolve soluções para a agroindústria

21/03/2024 - 08h57
Representantes das empresas participantes durante missão pelo programa
Representantes das empresas participantes durante
missão pelo programa

Lançado em maio de 2023 pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e propor soluções por meio de startups de todo o país. Dez meses depois, o programa chegou a 41% de sua execução e segue trabalhando intensamente no desenvolvimento de tais soluções.

O Agro.ind selecionou 13 startups e sete agroindústrias, sendo elas: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC. Além do mapeamento dos desafios e desenvolvimento de soluções, as empresas também participaram de missão técnica nos estados de Santa Catarina e Bahia, em agosto do ano passado.

A missão teve como objetivo o fomento ao desenvolvimento industrial e a aproximação das empresas com os institutos Senai de Tecnologia e Inovação dos estados visitados. A programação incluiu visitas ao Cimatec e o Cimatec Park em Salvador, além do Instituto Senai de Inovação em Joinville e em Florianópolis e de outras instituições que trabalham com tecnologia, como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Todo o desenvolvimento do programa conta com o acompanhamento e o olhar atento dos consultores do IST, como explicou a gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani.

“O interessante é que a gente faz o monitoramento com as empresas e a interação com as startups. Tudo é feito com o acompanhamento de consultores do IST. Ao final do programa, em meados de junho, queremos contar cases que realmente deram certo, que geraram processos eficientes, com menos desperdício e com mais agilidade”, pontuou Naiara.

Soluções para a Barralcool

Barralcool é uma das sete empresas participantes do programa
Barralcool é uma das sete empresas participantes do
programa

Localizada em Barra do Bugres, a usina Barralcool é uma das participantes do Agro.ind e tem como desafio a superação de três gargalos principais: a melhoria no processo de medição dos tanques de etanol, a digitalização e integração de formulários com o sistema de gestão financeira e a utilização de inteligência artificial para a redução do ciclo de insumos industriais.

O supervisor de Produção de Biodiesel da empresa, Bernardo Schunke França, conta que apesar das soluções das startups ainda estarem sendo desenvolvidas, a empresa está satisfeita com as provas de conceito e o trabalho desenvolvido até o momento.

“Todas as startups envolvidas estão bem ativas, visitaram tecnicamente nossa planta para entender o processo e acreditamos que vamos colher bons frutos no final do programa”, destacou Bernardo.

Antes do programa, o processo de medição de tanques de etanol era feito a partir de um operador subindo neste tanque, utilizando uma régua de linha, conferindo três vezes a medição do etanol, o que, segundo Bernardo, era arriscado e desconfortável para o trabalhador.

A solução apresentada pela startup Mogai foi uma câmera que faz a medição infravermelho e consegue identificar a diferença de temperatura entre as partes que estão com líquido e a vazia. Com isso, a Barralcool passou a ter uma medição hora a hora, sem a necessidade de se fazer este processo manualmente.

A empresa ainda espera contar com a inteligência artificial para fazer uma leitura do consumo dos insumos industriais utilizados para a produção, sem que haja desperdício ou um nível de estoque alto parado. Neste caso, a inteligência artificial automatizaria este ciclo, tornando-o mais eficiente.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940